PARIS PANORÂMICO

PANTHÉON

temp
temp
temp
temp
temp-thumb
temp-thumb
temp-thumb
temp-thumb
INFORMAÇÕES
www.pantheonparis.com

Place du Panthéon

01 44 32 18 00
No verão: 9:30 - 18:30 diariamente
No inverno: 10:00- 18:15 diariamente


Metrô:
Cluny - la Sorbonne

RER:
Luxembourg

A+ | Zerar | A-

O Panthéon é um edifício descomunal construído em estilo neoclássico, lembrando os templos greco-romanos da antiguidade. Foi encomendado ao arquiteto Souflot pelo rei Luís XV,que havia feito a promessa, caso se curasse de grave doença, de construir uma basílica em homenagem a Sainte-Geneviève, padroeira de Paris. A obra foi iniciada em 1757, mas só foi terminada em 1790, em plena Revolução Francesa e os deputados da Assembleia Nacional decidiram libertar o edifício da destinação religiosa e transforma-lo em panteão para acolher os restos mortais de grandes homens da República.


O pórtico do Panthéon é composto por 22 colunas de ordem coríntia e no frontão se lê: “Aux grands hommes, la patrie reconnaissante”. Entre os homenageados estão, Voltaire, Rousseau, Victor Hugo, Zola, Jean Moulin, Louis David, Jean Jaurès, Louis Braille, Jean Monnet, Pierre e Marie Curie, e André Malraux.


A planta do Panthéon tem a forma de cruz grega, com 110 metros de comprimento por 84 de largura. A enorme cúpula atinge quase 85 metros de altura e foi nela que o físico Leon Foucault fixou seu pêndulo para fazer a experiência que demonstra a rotação da terra. Na base da cúpula há um terraço circular de onde se tem um panorama muito especial dessa área do Quartier Latin, particularmente do Jardin du Luxembourg, da Sorbonne e da Église Saint-Éustache.