Área por Área >> Canal Saint-Martin - Belleville - Ménilmontant
PLACE DU COLONEL FABIEN
temp
temp-thumb
INFORMAÇÕES
Metrô:
Colonel Fabien

A+ | Zerar | A-

Por aqui passava o mur des Fermiers généraux, uma grande muralha que cercava toda a cidade, construída entre 1784 e 1790 não para protegê-la de ataques, mas para garantir a coleta de impostos pagos por todas as mercadorias que entravam em Paris. Cada porta era um posto de arrecadação fiscal (barrière), serviço que o rei havia terceirizado para ricos financistas (fermiers). Uma barreira fiscal se encontrava em frente ao atual nº 7 e nessa posição foram travados heroicos combates durante a bataille de Paris de 1814.


Em 1871 esta barreira foi uma das últimas trincheiras dos trabalhadores insurgentes da Comuna de Paris.


A praça mudou de nome depois da Segunda Guerra Mundial em homenagem a Pierre Georges, que se tornou célebre como Colonel Fabien, heroico membro da résistencia francesa e militante do Partido Comunista Francês. Na Place du Colonel Fabien encontra-se a sede do Partido Comunista Francês, obra de Oscar Niemeyer concluída em 1979 e tombada como monumento histórico em abril de 2007.


Neste edifício foi assinado em 1972 o Programme commun, programa comum da esquerda, quando o PCF gozava ainda de grande influência na cena política francesa. Depois do desmoronamento da União Soviética, o PCF enfraqueceu-se e perdeu militantes e eleitores. Diante das dificuldades financeiras decorrentes chegou a alugar a sede para desfiles de moda da Prada e outras famosas grifes.