Área por Área >> Île de la Cité - Île de Saint-Louis
CONCIERGERIE
INFORMAÇÕES
1, quai de l'Horloge


01 53 73 78 50
Fechado nos dias 1º de Janeiro, 1° de Maio e 25 de Dezembro
1º Abril a 30 Setembro: 9:30 – 18:30
1° Outubro a 31 Março: 10:00 – 17:00

Metrô:
Cité

RER:
Saint Michel – Notre-Dame

A+ | Zerar | A-

A Conciergerie é um importante monumento medieval, única parte remanescente do corpo do antigo Palais de la Cité. Foi residência real e centro do poder monárquico durante a Idade Média, entre o século X e o século XIV. O palácio foi abandonado pelo rei Charles V, que se mudou para o Hôtel Saint-Pol e, em 1392, foi convertido em prisão. Destacam-se no edifício a Torre do Relógio, a Torre Cesar, que evocava o período de dominação romana e teria sido erguida sobre ruinas romanas, a Torre do Dinheiro (ali era guardado o tesouro real) e a Torre Bombec.


A Torre do Relógio, situada no Ângulo do Bd. du Palais e do Quai de l' Horloge, ficou assim conhecida porque durante o reinado de Jean II, aproximadamente em 1371, nela havia sido instalado o primeiro relógio público da França. Dois séculos depois, em 1585, durante o reinado de Henry III, o relógio medieval foi substituído pelo extraordinário relógio que até hoje podemos apreciar, obra de Gérard Pilon.


Atualmente podem ser visitadas a Salle des Gardes; a Grande Salle, salão em que o rei oferecia recepções e presidia os tribunais; a Salle des Gens d' Armes (sala das "pessoas de armas", origem da palavra gendarme). Este impressionante espaço com 64 metros de comprimento e quase 30 de largura, construído entre 1302 e 1313, era o refeitório das quase 2.000 pessoas que serviam na corte.