Igreja
ÉGLISE DE LA SORBONNE
temp
temp
temp
temp
temp
temp-thumb
temp-thumb
temp-thumb
temp-thumb
temp-thumb
INFORMAÇÕES
Place de la Sorbonne


Metro:
Luxembourg

A+ | Zerar | A-

Para muitos observadores parece um portal de entrada da Universidade, mas a monumental obra que serve de cenário para a place de la Sorbone é na verdade uma igreja. A magnífica obra é do arquiteto Jacques Lemercier e foi construída a mando do poderoso cardinal Richelieu , que pretendia instalar ali seu futuro mausoléu. O projeto cresceu conforme aumentava o poder do cardeal. As obras de reforma da Sorbonne começaram em 1627, mas Richelieu colocou a primeira pedra da igreja somente em 1635. Seu poder se ampliou depois da tentativa de golpe conhecida como Journée des dupes , e o projeto da igreja também cresceu. A obra foi concluída em 1642, ano da morte de Richelieu, mas seu corpo foi sepultado com os trabalhos ainda em andamento.


A elegante fachada de frente para a praça é uma bela expressão do Barroco francês, com os dois níveis de colunas superpostas e a imponente cúpula – primeiro exemplo em grande monumento parisiense. No conjunto, uma obra prima que evoca a Contrarreforma Católica. Por outro lado, a fachada interna, de frente para o pátio da Sorbonne, lembra o Classicismo da Antiguidade , como o vemos no Panteon de Roma.


A decoração interna da igreja é bastante simples, obra de Philippe de Champaigne, e o tumulo de Richelieu foi executado por François Girardon (1628-1715). Durante a Revolução Francesa

a igreja foi atacada e saqueada pela população parisiense, que a tinha como um dos símbolos marcantes do absolutismo, das injustiças sociais e da exploração a que ela era submetida durante o Antigo Regime.