Igreja
SAINT-MÉDARD
temp
temp
temp
temp
temp
temp-thumb
temp-thumb
temp-thumb
temp-thumb
temp-thumb
INFORMAÇÕES
www.saintmedard.org

39, rue Daubenton

01 44 08 87 00
Quarta a sábado: 8:00 – 12:30 e 14:30 – 19:30
Domingo: 8:30 – 12:30 e 16:00 – 20:30

Censier-Daubenton

A+ | Zerar | A-

Esta esplêndida obra de arquitetura medieval começou a ser construída em 1163 quando foi assentada a primeira pedra na presença do papa Alexandre III e de Maurice de Sully, bispo de Paris. Ela ocupa um terreno onde se erguia na Antiguidade um templo pagão que foi substituído, no início da Idade Média, por uma grande catedral dedicada a Saint-Etienne. A obra durou muitos anos e o essencial da igreja ficou pronto somente em 1345, mas muitos elementos arquitetônicos foram acrescentados posteriormente.


A decisão de substituir Saint-Etienne por uma nova catedral, durante o reinado de Louis VII, foi influenciada pela crescente importância que adquiria Paris no reino da França, como aglomerado populacional, capital política, centro econômico e grande polo de formação intelectual e teológica.


Para erguer uma catedral ainda maior que a precedente, os construtores recorreram às novas técnicas arquiteturais que haviam substituído o arco romano pela estrutura ogival, no estilo que depois passou a ser chamado Gótico. A estrutura com ogivas tornou-se conhecida a partir de 1140, quando foi consagrada a abadia de Saint-Denis, e pode ser vista também na catedral de Senlis (1153) e na catedral Notre-Dame de Laon (1.160). Mas NotreDame de Paris difere das duas primeiras, pois tem duas torres, e se destaca de todas pela elegância, pelo equilíbrio e harmonia de suas formas.A catedral de Paris é um dos primeiros edifícios góticos a receber os arcobotantes para apoiar as finas paredes, altíssimas colunas e nervuras da nave central e do coro, que poderiam desmoronar com o peso do telhado que as empurrava para fora.


Notre Dame de Paris é uma maravilhosa obra prima da arquitetura mundial. Todos os elementos do edifício são de uma qualidade excepcional, a começar pela estrutura, passando pelos vitrais e pelas maravilhosas rosáceas, pelo requinte do trabalho realizado na pedra que chega a parecer tecido de renda, até chegar aos detalhes naturalistas das esculturas que adornam os pórticos e contam inúmeras passagens bíblicas.