BIBLIOTECAS
BIBLIOTHÈQUE MAZARINE
temp
temp
temp
temp
temp
temp-thumb
temp-thumb
temp-thumb
temp-thumb
temp-thumb
INFORMAÇÕES
www.bibliotheque-mazarine.fr

23, quai de Conti

01 44 41 44 06
Segunda a sexta: 10:00 – 18:00

Metrô:
Pont-Neuf, Saint-Michel, Odéon

A+ | Zerar | A-

Esta é a mais antiga biblioteca pública da França. Foi construída no século XVII, depois da morte do cardeal Mazarin, e mantém suas características há mais de três séculos desde que foi aberta ao público em 1643. Ela oferece um fundo enciclopédico e um grande número de livros sobre a história regional e local da França. Atualmente está vinculada ao Institut de France. Acesso gratuito.


Sua origem está na biblioteca pessoal do cardinal Mazarin (1602-1661), que foi ministro chefe do governo monárquico durante a minoridade de Louis XIII. Sob a direção de Gabriel Naudé, médico erudito e autor do primeiro tratado moderno de biblioteconomia (1627) a coleção cresceu muito e tornou-se, por volta de 1652, a mais importante da Europa, com cerca de 40 mil volumes. Para perenizar a biblioteca, Mazarin a vinculou ao Collège de Quatre-Nations, que muito anos mais tarde se transformaria no Institut de France.


O palácio que abrigaria o Collège de Quatre-Nations foi construído entre 1662 e 1682 em frente ao Louvre, na margem esquerda do Sena. Uma ala foi reservada para abrigar os livros e para ela foram transferidos os revestimentos de madeira e as magníficas colunas coríntias que decoravam a sala que a biblioteca ocupava no palácio de Mazarin. A biblioteca foi reaberta para o público em 1689. Cem anos depois, durante a Revolução Francesa, ainda que o Collège tenha sido suprimido, ela continuou funcionando sem grandes transtornos graças ao seu caráter público.


O Institut de France ocupa desde 1805 o edifício que pertenceu ao Collège; em 1945, logo após a Segunda Guerra, a biblioteca passou a ser a ele vinculada. A sala de leitura foi cuidadosamente restaurada entre 1968 e 1974, recuperando toda a aura de uma biblioteca histórica excepcional.