Área por Área >> Châtelet les Halles
THEÂTRE DU CHÂTELET
temp
temp
temp
temp
temp
temp-thumb
temp-thumb
temp-thumb
temp-thumb
temp-thumb
INFORMAÇÕES
www.chatelet-theatre.com

1 place du Chatelet


01 40 28 28 40
Metrô:
Châtelet

A+ | Zerar | A-

O Théâtre du Châtelet foi construido durante o reinado de Napoléon III no contexto da reforma urbana dirigida pelo barão Haussmann. Para o local em que se situava uma antiga fortaleza conhecida como Châtelet, demolida em 1802, foram encomendados ao arquiteto Gabriel Davioud dois edifícios idénticos separados por uma praça e colocados face a face. Este teatro foi inaugurado em 1862 como Théâtre Impérial du Châtelet e tinha capacidade para três mil espectadores. Em frente se encontra o Théâtre de la Ville, separado pela praça com uma fonte central na qual foi instalada uma esfinge em homenagem à vitória de Napoleão Bonaparte no Egito.


Inicialmente o Théâtre du Châtelet foi dedicado a apresentações dramáticas, depois passou um período usado como cinema. Também foi palco de memoráveis apresentações, como a estréia mundial de Petrouchka, de Igor Stravinsky no dia 3 de junho de 1911 e, quase um ano depois, no dia 29 de maio de 1912, Vaslav Nijinski estreou sua coreografia para L'Après-midi d'un faune de Debussy. Hoje, com capacidade para duas mil e quinhentas pessoas, o Théâtre du Châtelet tem sua programação composta principalmente por óperas, concertos de música clássica e pela cerimônia anual de entrega do César do cinema.


O Théâtre de la Ville foi adquirido em 1899 por Sarah Bernhardt, que conquistou grande triunfo de público com suas interpretações de La Dame aux Camelias e Tosca. Atualmente o teatro dedica sua programação a espetáculos de dança contemporânea, peças francesas de vanguarda e concertos de jazz e world music (ver programação: www.theatredelaville-paris.com)