Área por Área >> Châtelet les Halles
RUE DE LA FERRONERIE
temp
temp
temp
temp-thumb
temp-thumb
temp-thumb
INFORMAÇÕES
Metrô:
Les Halles

A+ | Zerar | A-

A rue de la Ferronnerie é uma antiga rua situada na região de Les Halles, e foi conhecida até 1229 como rue des Charrons ou rue de la Charronnerie, porque nela atuavam os comerciantes de ferro. Um dos mais extensos prédios de Paris, construído nessa rua entre os anos de 1669 e 1678, sobreviveu até hoje.


Na História de Paris e da França, a rue de la Ferronnerie tornou-se célebre porque foi palco do assassinato do rei Henri IV no dia 14 de maio de 1610. Nesse dia fatídico o rei, que gozava de grande popularidade, saiu do Louvre em sua carruagem acompanhado pela escolta habitual, mas um engarrafamento provocado por um acidente o deteve na rue da la Ferronnerie. Enquanto os homens do rei tratavam de desobstruir a via, François Ravaillac, um fanático católico que o seguira desde o Louvre, aproveitou-se da confusão para subir na carruagem real e esfaquear o rei por três vezes. Ravaillac foi preso, julgado sumariamente e condenado a morrer submetido a terríveis torturas.


A tragédia ocorreu defronte ao número 11 da rue de la Ferronerie. Numa parede próxima há o desenho de um coração atravessado por um punhal, no chão há um emblema que indica o local em que a carruagem estava parada no momento do assassinato.