Área por Área >> Châtelet les Halles
FORUM DES HALLES
temp
temp
temp
temp
temp-thumb
temp-thumb
temp-thumb
temp-thumb
INFORMAÇÕES
Metrô:
Les Halles

A+ | Zerar | A-

O Forum des Halles é uma combinação de praça, shopping Center subterrâneo e uma enorme estação de metrô, que ocupa a área que pertenceu ao histórico mercado de Les Halles.


A história do mercado começa antes de século XII. Em 1183 o rei Philippe II Auguste alargou a área e mandou construir uma cobertura para proteger os comerciantes que vendiam os mais diversos artigos. Quase sete séculos depois, em 1850 foram construídos pelo arquiteto Victor Baltard os Pavillons Baltard, elegantes coberturas em ferro e vidro. O mercado então era o centro de abastecimento de carnes, frutas e legumes, considerado pelo autor Émile Zola, em tradução livre, “o estômago de Paris”.


Com o crescimento da cidade, o mercado passou a ter sérios problemas de logística e concorrência. Em 1971 os pavilhões foram desmantelados e o mercado foi transferido para Rungis, nos arredores de Paris. Na área liberada foi realizada uma imensa escavação na qual seria instalada a gigantesca estação subterrânea que integraria três linhas de RER (trens suburbanos) e o metrô. A monstruosa cratera ficou aberta durante anos e ameaçava devorar a histórica Église St- Eustaque. Os parisienses logo a apelidaram jocosamente “Le trou des Halles”, o buraco de Halles.


A estação subterrânea Châtelet-Les-Halles ficou pronta em 1977 e a intervenção urbana foi concluída em 1979 com a inauguração do Forum des Halles, um shopping center subterrâneo em forma de pirâmide invertida com área central a céu aberto, obra de Claude Visconi e Jean Willerval. Diferentemente do que ocorreu com o Beaubourg esta obra não deu certo e está a tal ponto soterrada em críticas que a prefeitura de Paris resolveu abrir consultas para um remodelamento da área.