Área por Área >> Châtelet les Halles
RUE MONTMORENCY
temp
temp
temp
temp
temp
temp-thumb
temp-thumb
temp-thumb
temp-thumb
temp-thumb
INFORMAÇÕES
Metrô:
Réaumur-Sébastopol

A+ | Zerar | A-

A rue de Montmorency é uma antiga rua de Paris aberta no século XIII no histórico bairro Le Marais quando foram loteadas as terras pertencentes a uma entidade religiosa, o prieuré Saint Martin des Champs. A partir de 1768 a rua recebeu o nome de uma das mais importantes famílias do Marais, os Montmorency, instalados na área desde a Renascença. Durante a Revolução Francesa o nome foi mudado para rue de la Réunion mas no ano de 1806 a rua readquiriu seu antigo nome.


No número 51 encontra-se maison de Nicolas Flamel, construída em 1407 por Nicolas Flamel como albergue para receber os pobres da região. É considerada a casa mais antiga de Paris e foi tombada como monumento histórico. Ao final do século XV circulou a intriga de que Flamel, que trabalhou como bibliotecário na Universidade, teria descoberto a “pedra filosofal”, que permitia transformar qualquer metal em ouro. A casa foi restaurada em 1907 e boa parte de sua decoração original foi recuperada. Atualmente abriga o restaurante Nicolas Flamel.


Nessa rua há outros edifícios históricos importantes. No no 5 temos o Hôtel Thiroux de Lailly , as vezes confundido com o hotel Montmorency, construído entre 1739 e 1741 para Jean-Louis Thiroux de Lally, alto funcionário dos Correios, pelo arquiteto Michel Tannevot. Atualmente abriga escritórios particulares e em seu pátio existe uma magnífica fonte Renascentista. No nº8. Morou de 1676 a 1677 a célebre Madame de Sévigné, que depois se mudou para outro palácio na rua que hoje se chama rue de Sévigné e onde está instalado o Musée Carnavalet.