Área por Área >> Bastille - Faubourg - Saint-Antoine
BOULEVARD RICAHARD LENOIR
temp
temp
temp
temp
temp-thumb
temp-thumb
temp-thumb
temp-thumb
INFORMAÇÕES
Metrô:
Bastille

A+ | Zerar | A-

Eis um boulevard diferente, que não se resume ao ruído ensurdecedor dos veículos e ao trânsito estressante. Seu traçado é o mesmo do canal bastille, que foi terminado em 1826. O canal tornou-se um problema para as classes dominantes depois de ter servido como trincheira para os trabalhadores insurgentes da Revolução de 1848, que culminou na proclamação da Segunda República. Passados doze anos, durante a reforma urbana de Paris dirigida pelo prefeito Haussmann, conhecida também na França como travaux de modernisation de Paris, o canal foi coberto com lajes e transformado em canteiro central do Boulevard Richard-Lenoir.


Durante as obras Haussman rebaixou o nível do canal de modo a permitir a navegação e passar por debaixo de algumas ruas e bulevares. A Partir do Port de l”Arsenal, o canal se estende como um túnel por cerca de dois quilómetros e reaparece na rue du Faubourg-du-Temple, dali canal e barcos seguem a céu aberto. Obras de renovação paisagística foram efetuadas entre 1993 e 1996, criando um série de jardins, áreas para jogos e 18 fontes.


Entre a esquina do boulevard Richard-Lenoir com a rue St- Sabin e a Place de la Bastille, todas as quintas e domingos há um excelente mercado de produtos para a alimentação. O nome do boulevard é uma homenagem ao fabricante de tecidos e expoente da Revolução Industrial na França, François Richard, que acrescentou ao seu o sobrenome do sócio Joseph Lenoir-Dufresne, que teve morte prematura. François Richard-Lenoir foi o homem mais rico da França no século XIX.